SEMECE PROMOVE JORNADA PEDAGÓGICA EM JUTI

A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes (SEMECE) de Juti realizou a I Jornada Pedagógica de 2017. Foram três dias de trocas de experiência e aprendizagem a todos os servidores da educação do município da rede estadual e municipal.

O evento teve início na terça-feira (14), com a presença da secretária municipal de educação, Cláudia Ribeiro, que deu boas vindas a todos os participantes e disse que a secretaria municipal de educação está começando uma nova forma de gestão, valorizando a preparação dos profissionais da educação. “Queremos que nossos alunos tenham orgulho de estudar na rede municipal de ensino, e vamos buscar a cada dia inovar e melhorar as condições pra vocês servidores e também para nossos alunos, estou disposta a enfrentar esse desafio com muita seriedade e competência”, comentou a secretária. Após, a secretária apresentou todos os servidores, chamando-os a frente por cada setor da educação.

A prefeita Elizângela Martins Biazotti dos Santos (Laka), também se pronunciou e deixou sua mensagem de boas vindas a todos e disse que, “a educação deve ser prioridade em qualquer administração publica, pois é aqui na escola que somos educados e, a partir daí espelhamos nosso aprendizado em todas as áreas da sociedade como saúde, politica, assistência social, enfim, a educação tem tudo haver nas nossas vidas e valorizo muito vocês porque antes de ser prefeita e farmacêutica sou pedagoga, e conheço os desafios da educação, e nossa missão frente a administração publica é dar condições para que nossos alunos tenham uma melhor preparação para o futuro e é através de todos os senhores que essa conquista acontece, conto com o apoio e dedicação de todos”, finalizou Laka.

Dinâmicas de grupo e atividades motivacionais com a psicóloga da Assistência Social, Flávia Ferreira de Almeida, trouxeram à tona uma reflexão da busca de realização de sonhos pessoais e profissional, buscando a interação dos grupos de professores, auxiliares, coordenação, direção e os servidores da secretaria em geral. O pastor Luis Saucedo, apresentou alguns louvores ao vivo e emocionou a todos.

Já na quarta-feira (15), a jornada contou com a palestra do professor Ronaldo Gomes, diretor do Instituto Alecrim de Dourados-MS, instituição que promove a inclusão de talentos esportivos e culturais de pessoas com deficiências, e que trouxe em sua fala a inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar e na sala de aula especificamente, observando os detalhes do cotidiano escolar e descobrindo se ocorrem situações em que as crianças com deficiência ou necessidades especiais de aprendizagem estejam sendo rotuladas, intencionalmente ou não, oferecendo permanentemente à equipe pedagógica e a todos os funcionários – que também são educadores – as informações necessárias para que possam exercer o papel de agentes da socialização desses alunos e assegurar que as condições de aprendizagem de todos estejam garantidas.

No final da palestra o cantor Rafael Diego, emocionou a todos cantando e mostrando aos participantes, que apesar de suas dificuldades motoras e de locomoção, tem um apoio pedagógico essencial para que tenha uma melhor qualidade de vida, podendo aguçar ainda mais o seu talento musical. Na parte da tarde os professores da rede municipal realizaram atividades pedagógicas e aprimoramento.

Nesta quinta-feira (16) esteve presente o doutor em educação e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Klinger Teodoro Ciríaco, que abordou temas sobre a perspectiva pedagógica desde os anos iniciais de educação, abordando praticas inovadoras de educação, detectando prática docentes e de gestão na área pedagógica, permitindo um olhar reflexivo sobre as dificuldades e aspirações dos docentes e gestores educacionais dessa realidade, propondo novas metodologias de ensino e de aperfeiçoamento dos servidores.

Uma avaliação do evento será feita pela secretaria municipal de educação. O ano letivo em Juti, inicia-se na próxima segunda-feira (20), e a prefeitura de Juti já está programando novas especializações e formações para a rede municipal de ensino.

FONTE: Donny Rojas