Search
quinta-feira 6 maio 2021
  • :
  • :

JUTI REALIZA A 12ª CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

 
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), juntamente com a Prefeitura Municipal de Juti, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou de forma ordinária a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”.
 
O evento aconteceu nesta segunda-feira(17), no Plenário da Câmara Municipal de Juti com a participação de representantes da sociedade civil organizada, governamentais e usuários de políticas públicas. Nas últimas semanas foram realizadas pré-conferências com todos os servidores da Assistência Social e usuários dos Serviços de Assistência Social para ouvir suas necessidades e propor discussões que foram levadas à conferência.
 
O Secretário Adjunto de Assistência Social de Campo Grande, Conselheiro Estadual de Assistência Social e Presidente do Colegiado Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, Sergio Wanderly da Silva, esteve participando como palestrante, explanando sobre os objetivos e finalidades da conferência e abordando sobre legislação da assistência social.
 
A secretária municipal de assistência social, Izabel Sales de Freitas, falou sobre as políticas publicas de assistência social e da importância da realização da conferência, “estamos perdendo garantias de direitos de políticas públicas de assistência social e, esse é o momento de toda a sociedade participar e opinar sobre o assunto e cobrar seus direitos contribuindo com ideias, pois a partir daqui encaminharemos às outras esferas governamentais”, explicou a secretária.
 
Realizada a cada dois anos, a Conferência é uma grande oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política e pública por todos os envolvidos, como condição para a consolidação do SUAS; a garantia dos direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social não-contributiva; a contribuição para a equidade e para a redução de desigualdades; a organização das ofertas de modo condizente com as demandas da população; e a contribuição da Política de Assistência Social para a melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.
 
Estiveram participando da conferência o vereador Vander Jamberci e o secretário geral da Prefeitura de Juti, Heitor Fernandes, representando a prefeita municipal e servidores.
 
Após a conferência foram eleitos delegados representantes de Juti, para a Conferência Estadual por votação, ficando assim:
Representando usuários (Sociedade Civil)
Geciane de Souza – Titular
Silvia Rodrigues Recalde – Suplente
 
Representantes Governamentais:
Ângela Mara Batista – Titular
Miriam Oliveira Marques – Suplente
 
FONTE: ASCOM
Donny Rojas – MTB 1717/MS