SERVIDORES DE JUTI PARTICIPAM DE CURSO DA DEFESA CIVIL

Aconteceu dos dias 11 a 15 de Setembro na ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí o curso de 40 horas para representantes de Defesas Civis das cidades de Juti, Naviraí e Novo Horizonte do Sul, abordando os temas: Legislação, Gerenciamento de Risco, Organograma de Defesas, Primeiros Socorros e Incêndio Florestal.

Participaram do curso o coordenador municipal de defesa civil de Juti, Cliver Freitas, o secretário municipal de infraestrutura e obras Marcelo Escobar e o diretor de departamento de gestão administrativa Pablo Henrique Bueno.
O curso contou com orientação da equipe da CEDEC do estado com as presenças do Coronel Calixto, Tenente Albuquerque, Tenente Coronel Catarineli, Sargento Roberto, Sargento Liderson Ourley e Jakson Camargo, Coordenador Municipal de Naviraí, envolvendo funcionários municipais de diversas gerências, Bombeiros, Policiais Militares, Polícia Militar Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.

Em sua abertura, o Coronel Calixto disse que esse curso vem dentro de uma filosofia de um órgão das Nações Unidas chamado Planud que cuida da segurança global da população e o seu objetivo principal é o de qualificar pessoas e permitir aos senhores prefeitos a estruturarem as suas coordenadorias e até buscarem recursos para desastres preventivos em Brasília. “Todos os envolvidos no curso são conscientizados de como construir cidades mais seguras, esse é o foco principal, mas, preliminarmente, queremos preparar os Coordenadores, para que eles possam montar uma estrutura de defesa civil”, disse coronel Calixto na cerimonia de entrega dos cerificados.

A prefeita Elizângela Martins Biazotti dos Santos (Laka), falou da importância do curso, “Esse curso nos possibilitará criarmos uma equipe de trabalho para, eventualmente, enfrentarmos algumas adversidades no futuro, decorrente como exemplo as forças da Natureza, é necessário que estejamos preparad

os para agir em casos extremos. Não podemos esperar acontecer os sinistros para depois tomarmos providências, nós estamos nos antecedendo a esses desastres ambientais”, disse a prefeita.

A Prefeitura de Juti já iniciou processo junto ao Ministério da Integração Nacional visando verbas federais e também estaduais para que possam ser investidos em obras de combate a erosão e outros sinistros que poderão advir no futuro.

Na sexta-feira (15) os alunos receberam aula pratica para contenção e controle de incêndio na zona rural de Navirai.