Prefeito de Juti e Presidente do Sindicato Rural recebem presidente da Famasul nesta quarta (12)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Marcelo Bertoni, presidente da FAMASUL, Prefeito Gilson Cruz e João Henrique Ferreira, presidente do Sindicato Rural de Juti

O prefeito de Juti, Gilson Marcos da Cruz, e o presidente do Sindicato Rural de Juti, João Henrique Teodoro Ferreira, receberam nesta quarta-feira (12) o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni. O encontro teve como pauta a discussão futuro encontro para discussão sobre o Imposto Territorial Rural (ITR) 2025 e a organização de um evento para orientar os produtores rurais sobre a necessidade de ratificação de suas terras na faixa de fronteira.

Segundo a Lei 13.178/2015, os produtores rurais que possuem imóveis localizados na faixa de até 150 km da divisa com Paraguai e Bolívia precisam comparecer ao cartório de registro de imóveis do seu município até o dia 22 de outubro de 2025 para realizar a ratificação de suas áreas. Essa medida é fundamental para garantir a regularização fundiária e evitar penalidades.

A coordenadora da Assessoria de Relações Institucionais da Famasul, Giovana Zampieri Omena, ressaltou a relevência do processo: “Orientamos que os produtores rurais se atentem ao prazo para realizarem a ratificação, pois os imóveis com mais de 15 módulos fiscais no ano de 2015 que não forem ratificados podem ser penalizados com o registro da propriedade em nome da União”.

O prefeito Gilson Marcos da Cruz destacou a importância do encontro e da iniciativa: “Essa é uma pauta essencial para a segurança jurídica dos produtores rurais de Juti. A Prefeitura está comprometida em apoiar e orientar os agricultores neste processo”.

Já o presidente do Sindicato Rural de Juti, João Henrique Ferreira, reforçou que “a ratificação das terras é um passo fundamental para garantir a estabilidade dos produtores e do setor agropecuário do município”.

O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, enfatizou a necessidade de informação e organização: “Estamos trabalhando para que os produtores tenham todo o suporte necessário para regularizar suas propriedades e evitar complicações futuras”.

Durante o encontro, também foram discutidos outros assuntos de interesse do setor agropecuário, assim como possíveis parcerias futuras para fortalecer a agricultura e a pecuária em Juti.

Para ampliar o acesso às informações sobre a ratificação de terras, em breve será realizado um encontro com os produtores rurais de Juti, onde especialistas esclarecerão dúvidas e orientarão sobre os procedimentos necessários.

Para auxiliar os produtores rurais, a Famasul, juntamente com a Corregedoria-Geral do TJMS, a Anoreg/MS e o RIB/MS, elaborou uma cartilha informativa, disponível no link: https://encurtador.com.br/FlMzo. Além disso, uma live esclarecedora sobre o tema pode ser acessada no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/live/btNwk8_SB70.

Os produtores que tiverem dúvidas podem consultar os links https://mapa.onr.org.br/ e https://mla.bs/a9409589 para verificar se suas propriedades estão dentro da faixa de fronteira. Para efetuar a ratificação, basta procurar o cartório de registro de imóveis do município ou acessar a plataforma online “Ri Digital” pelo site: http://registradores.onr.org.br/.

A Prefeitura de Juti segue comprometida em apoiar os produtores rurais do município e reforça a importância da ratificação de terras para garantir a segurança jurídica e a estabilidade do setor agropecuário local.

 

FONTE: ASCOM – Donny Rojas – MTB 1717/MS

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support