Na manhã desta quinta-feira (05), o prefeito de Juti, Gilson Marcos da Cruz, acompanhado do vice-prefeito Elicio Rocha Filho e do secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Cilas Lemos Madureira, recebeu em seu gabinete o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, para discutir uma importante parceria voltada à manutenção e à gestão compartilhada de serviços públicos em áreas rurais de fronteira entre os dois municípios.
O prefeito de Amambai esteve acompanhado pelo vereador Cassiano Cardozo e pelo secretário municipal de Infraestrutura e Obras de Amambai, Fernando Fischer, reforçando o compromisso da comitiva amambaiense com o diálogo e a busca por soluções conjuntas.
O foco principal da reunião foi a situação das estradas que dão acesso aos assentamentos Guanabara e Sebastião Rosa da Paz, localizados oficialmente no território de Amambai, mas que possuem uma logística mais eficiente quando atendidos por Juti, dada a proximidade geográfica. Nessas regiões, o transporte escolar é realizado pelo município de Juti, além de serem vias frequentemente utilizadas por produtores rurais que comercializam ou escoam sua produção por meio da estrutura de Juti.
Durante o encontro, os prefeitos ampliaram o debate para além da manutenção de estradas, tratando também de parcerias administrativas que facilitem o atendimento de demandas cotidianas da população rural e promovam o desenvolvimento conjunto. A Prefeitura de Juti já executou recentemente, em parceria com a AGESUL/MS, a manutenção da rodovia MS-289, que também pertence ao município de Amambai, reforçando o histórico de colaboração entre os municípios.
Vereadores de Juti também participaram da reunião e manifestaram apoio às iniciativas conjuntas, destacando a importância de políticas públicas regionais e integradas.
O prefeito Gilson Marcos da Cruz destacou que “a população desses assentamentos precisa de respostas rápidas e práticas, e a proximidade de Juti com essas comunidades torna natural esse cuidado e esse compromisso da nossa gestão em garantir transporte escolar seguro, acesso digno e apoio ao produtor rural”.
Já o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, elogiou a parceria e ressaltou que “quando dois municípios se unem pelo bem das pessoas, quem ganha é a população. Estamos aqui não para discutir limites, mas para buscar soluções”.
O vice-prefeito Elicio Rocha Filho reforçou que “o entendimento entre as administrações mostra maturidade política e compromisso com o desenvolvimento rural e com os cidadãos que vivem nessas áreas”.
A reunião reforça a importância da cooperação entre municípios vizinhos para enfrentar desafios comuns, fortalecer os serviços públicos e construir um futuro melhor para as comunidades rurais da região.
FONTE: ASCOM – Donny Rojas – MTB 1717/MS