A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Juti, Simone Aparecida de Paula Freire Urbieta, assinou na manhã desta terça-feira (15) o edital de abertura de inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A publicação oficial do documento ocorrerá nesta quarta-feira (16), e trará todos os detalhes para a seleção de alfabetizadores voluntários que atuarão na edição local do programa.
A assinatura contou com a participação das coordenadoras pedagógicas da Escola Municipal Doraci de Freitas Fernandes e técnicas da secretaria que acompanham de perto as ações educacionais do município e colaboraram na organização e estruturação do programa no âmbito local.
As inscrições estarão abertas nos dias 22 e 23 de abril, conforme as orientações do edital, e os candidatos terão seus currículos avaliados por uma comissão especialmente nomeada para esse fim. Os voluntários selecionados receberão bolsas mensais como incentivo à sua participação no programa.
Nesta edição, o PBA em Juti atenderá jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos analfabetos, com a formação de duas turmas — uma na zona urbana e outra na zona rural — com 15 alunos em cada. O objetivo é promover a superação do analfabetismo e contribuir para a universalização do ensino fundamental, especialmente em regiões com maior vulnerabilidade social.
O Programa Brasil Alfabetizado é uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida em todo o território nacional em regime de colaboração com estados, municípios e o Distrito Federal. Em Juti, a ação reforça o compromisso da gestão do prefeito Gilson Marcos da Cruz e do vice-prefeito Elicio Rocha Filho com a educação inclusiva e de qualidade.
Os alfabetizadores voluntários podem ser professores da rede pública ou pessoas com experiência em educação, podendo atuar como alfabetizadores, coordenadores de turmas ou tradutores-intérpretes de Libras.
Mais informações sobre as bolsas e critérios de participação estão disponíveis na seção “Bolsas e auxílios” na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
FONTE: ASCOM – Donny Rojas