Os programas sociais do Senar/MS, “Sorrindo no Campo” e “Saúde do Homem e da Mulher Rural”, já estão acontecendo no ano de 2025, com previsão de recordes em número de eventos e atendimentos nas zonas rurais de Mato Grosso do Sul. Ambos os programas contribuem para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos homens e mulheres do meio rural, proporcionando educação, informação, prevenção e diagnóstico de doenças.
Em 2024, foram realizados 18.085 procedimentos, beneficiando 3.739 pessoas. Para 2025, o foco é ampliar a presença em comunidades rurais, incluindo assentamentos e fazendas, levando atendimento odontológico e ações de educação em saúde bucal para escolas rurais. Neste ano, estão previstos 76 eventos, o maior número da história do projeto.
Entre os dias 10 e 15 de fevereiro, Juti recebeu mais uma ação do programa, com atendimentos gratuitos instalados em frente ao Sindicato Rural. Durante a ação, mais de 80 pacientes foram atendidos, incluindo moradores do Assentamento Santa Clara II. A iniciativa foi realizada pelo Senar/MS, Sindicato Rural de Juti e contou com o apoio da Prefeitura de Juti. Estiveram acompanhando alguns atendimentos o secretário municipal de Saúde, Anderson Augusto Pedrão, e o presidente do Sindicato Rural de Juti, João Henrique Teodoro Ferreira.
A primeira-dama do município, Paula Regina Santoro da Cruz, destacou a importância dessas ações para a saúde preventiva da população rural. “O acesso à saúde ainda é um grande desafio para muitas famílias no campo. Essas iniciativas não apenas oferecem atendimento imediato, mas também conscientizam sobre a importância da prevenção. A saúde bucal, por exemplo, impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas e evita problemas mais graves no futuro”, afirmou.
Os atendimentos oferecidos incluem:
- Aplicação de flúor;
- Extrações simples;
- Remoção de tártaro (limpeza);
- Restaurações;
- Raio-x odontológico;
- Orientação sobre saúde bucal e hábitos preventivos;
- Entre outros procedimentos básicos.
O Senar/MS reforça seu compromisso em levar saúde e bem-estar às comunidades rurais, promovendo iniciativas que transformam a qualidade de vida dos trabalhadores do campo. A Prefeitura de Juti segue apoiando essas ações, reforçando a importância do cuidado preventivo para garantir mais saúde e qualidade de vida para todos.
FONTE: ASCOM – DONNY ROJAS – MTB 1717/MS